O espaço da História

Anexo II- Cronologia das Guerras da Revolução Francesa

Breves

cronicas3   

Pode adquirir o livro
"Crónica da regência e do reinado de D. João I",
nas seguintes lojas online:
   bertrand2wook2
    almedina2
   

1798

3/10 janeiro - Combates de St. George's Caye (uma ilha no Mar das Caraíbas). Guerra da Primeira Coligação. Vitória das forças britânicas sobre as forças espanholas. Uma frota espanhola de 32 navios, a operar nas Índias Ocidentais, empenhou-se em combate, repetidamente, com uma força improvisada que defendia a colónia britânica na foz do Rio Belize. Os defensores dispunham do HMS Merlin, um pequeno navio de guerra com oito canhões (18 libras) e sete jangadas construídas no local, com três troncos e carregando um canhão de 9 libras cada. As jangadas eram manobradas por homens livres e escravos que trabalharam em conjunto. Esta força formada ad hoc repeliu os Espanhóis. O encontro foi significativo porque deu origem à lenda que ajudou a formar a colónia chamada Honduras Britânicas que se tornaram independentes em 1881 com a designação de Belize. O confronto durou até 10 de janeiro.

18 janeiro – Combate naval entre o navio de guerra francês Généreux e o britânico HMS Leander.  Vitória do Généreux sobre o HMS Leander. O Généreux, um navio com 74 canhões, conseguiu escapar da derrota sofrida pelos Franceses na Batalha do Nilo. O HMS Leander, com 50 canhões, tinha sido enviado pelo Almirante Nelson com os despachos a comunicar a vitória na Batalha do Nilo.  Perseguido pelo Généreux, o HMS Leander enfrentou os Franceses num combate que durou mais de cinco horas. Após perder a sua capacidade de manobrar e sofrer numerosos mortos e feridos, rendeu-se aos Franceses.

25 janeiro – Combate de Mannheim, cidade fortificada na margem oriental do Rio Reno, na confluência com o Rio Neckar. Vitória das forças francesas (3.000 homens sob comando do General de Brigada Nicolas Charles Marie Oudinot) sobre a guarnição bávara (450 homens). O comandante francês ignorou o armistício e atacou de surpresa a pequena testa de ponte na margem ocidental do Reno. Apesar da guarnição bávara ser numericamente muito inferior, causaram importantes baixas nas colunas atacantes e conseguiram retirar a sua artilharia para a margem oriental. As forças francesas sofreram 600 mortos e feridos e as forças bávaras sofreram 13 feridos e foram quase todos capturados.

12 abril - Napoleão Bonaparte nomeado comandante do “Armée de lÓrient”.

20 maio – Ataque a Ostende, porto na costa da Bélgica a Oeste de Brugge. Vitória das forças francesas (guarnição de Brugge, 2.000 homens) sobre as forças britânicas (1.100 homens sob comando do Major General Eyre Coote). As forças britânicas atacaram Ostende com o objetivo de destruir as comportas do canal de Brugge, o que foi conseguido. No entanto, o mau tempo impediu a força britânica de reembarcar e foi forçada a render-se. As forças britânicas tiveram 163 mortos e feridos. Os restantes foram aprisionados juntamente com 6 bocas de fogo de artilharia. Não se conhecem os detalhes sobre as forças francesas.

11 junho – Capitulação de Malta, ilha no Mediterrâneo a sul da Sicília. Campanha de Napoleão no Egito. A caminho do Egito, as forças francesas (cerca de 28.000 homens sob comando do General de Divisão Napoleão Bonaparte) atacaram Malta que estava defendida por uma guarnição composta por 4.000 homens sob comando do Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros de São João, Ferdinand von Hompesch zu Bolheim. As forças francesas não tiveram baixas pois os cavaleiros capitularam no início do ataque. A guarnição formou a Legião Maltesa (cerca de 2.000 homens) que acompanhou Napoleão para o Egito. Os Franceses deixaram em Malta uma guarnição de 3.000 homens.

2 julho – Conquista de Alexandria, cidade portuária fortificada na zona ocidental do delta do Nilo, Egito. Campanha de Napoleão no Egito. Vitória das forças francesas (forças do “Armée de l’Orient” – não se conhecem os detalhes – sob comando do General de Divisão Napoleão Bonaparte) sobre as forças egípcias (cerca de 500 Janízaros sob comando de Koraim Paxá). Não se conhecem os números relativos às baixas, mas terão sido ligeiras.

21 julho – Batalha das Pirâmides, também conhecida como Batalha de Embaleh, cidade na margem esquerda do Nilo, a pouca distância do Cairo, Egito. Campanha de Napoleão no Egito. Vitória das forças francesas (20.000 homens sob comando do General de Divisão Napoleão Bonaparte) sobre as forças egípcias (6.000 mamelucos e 54.000 irregulares árabes, sob comando de Murad Bey). As forças francesas tiveram 300 mortos, feridos e desaparecidos. As forças egípcias tiveram 2.000 mamelucos mortos, feridos ou capturados, e perderam 20 bocas de fogo de artilharia, 400 camelos e toda a bagagem e equipamento.

1/2 agosto – Batalha do Nilo ou Batalha Naval da Baía de Aboukir, Egito. Campanha de Napoleão no Egito. Vitória da frota britânica (12 navios de linha e uma fragata, sob comando do Contra-almirante Horacio Nelson) sobre a frota francesa (13 navios de linha e 4 fragatas, sob comando do Vice-almirante François Paul de Brueys d’Aigalliers). Na frota britânica verificaram-se 218 mortos e 678 feridos, entre eles o Almirante Nelson. Na frota francesa houve 2.000 mortos, entre eles o Almirante Brueys, 1.100 feridos e 3.900 capturados; 7 navios foram destruídos e 6 navios foram aprisionados. A frota francesa para o transporte das tropas encontrava-se em segurança no porto de Alexandria.

Início de Agosto - Início do Bloqueio de Malta, ilha do Mediterrâneo, 90 Km a sul da Sicília. Guerra da Segunda Coligação. Uma pequena frota britânica (3 navios de linha sob comando do “Captain” George Martin) iniciou o bloqueio da ilha após a Batalha do Nilo. A guarnição francesa de Malta (6.000 homens sob comando do General de Divisão Claude-Henri Belgrand de Vaubois) resistiu até 5 de setembro de 1800, ou seja, mais de dois anos. Naquela data, os Britânicos apoderaram-se da ilha.

27 agosto – Combate de Castlebar, cidade no condado de Connacht, Irlanda, a cerca de 16 Km de Clew Bay. Guerra da Segunda Coligação, Expedição à Irlanda. Uma força francesa (cerca de 1.200 homens sob o comando do General de Divisão Jean Joseph Amable Humbert) desembarcou em Clew Bay, Irlanda. A força britânica presente (cerca de 5.000 homens sob comando do Major General Gerard Lake) era muito heterogenia e sem experiência. As baixas da força francesa foram muito ligeiras. A força britânica perdeu 400 homens e 10 bocas de fogo de artilharia.

8 setembro – Capitulação de Ballinamuk, cidade irlandesa no Condado de Longford. Guerra da Segunda Coligação, Campanha da Irlanda. Vitória das forças britânicas (cerca de 8.000 homens sob comando do Marechal de Campo Lord Charles Cornwallis) sobre as forças francesas (cerca de 1.100 homens sob comando do General de Brigada Jean Joseph Amable Humbert). As forças britânicas não sofreram baixas. Das forças francesas todos foram capturados. Juntamente com as forças francesas, foram capturados 250 rebeldes irlandeses.

7 outubro – Combate de Sediman, pequena cidade egípcia, 80 Km a sudoeste do Cairo. Campanha de Napoleão no Egito. Vitória das forças francesas (cerca de 2.900 homens sob comando do General de Divisão Louis Charles Antoine Desaix) sobre as forças egípcias (4.000 a 5.000 homens, cavalaria de Mamelucos e Beduínos sob comando de Murad Bey). As forças francesas tiveram 43 mortos e 100 feridos. As forças egípcias tiveram cerca de 400 mortos e feridos.

12 outubro – Combate naval de Tory Island, ilha no norte da Irlanda. Guerra da Segunda Coligação. Vitória da frota britânica (3 navios de linha, 5 fragatas, 434 bocas de fogo de artilharia e 3.000 homens, sob comando do Comodoro John Borlase Warren) sobre a frota francesa (1 navio de linha, 9 fragatas, 410 bocas de fogo de artilharia e 4.000 homens, sob comando do Comodoro Jean-Baptiste-François Bompart). As forças britânicas tiveram 13 mortos e 75 feridos. As forças francesas tiveram 425 mortos e feridos e 1.870 homens e 4 navios capturados.

9 novembro - captura de Minorca, uma das Ilhas Baleares espanholas, no Mediterrâneo Ocidental. Guerra da Segunda Coligação. Uma força britânica com cerca de 3.000 homens transportados e apoiados por uma frota sob comando do Comodoro John Thomas Dickworth, dirigiu-se para Minorca que estava defendida por uma guarnição espanhola com cerca de 3.500 homens. A guarnição rendeu-se aos Britânicos e estes apoderaram-se da ilha e de 14 canhoneiras espanholas aí estacionadas.

18 novembro – Início do Cerco de Corfu, uma ilha ao largo da costa albanesa, à entrada do Mar Adriático. Guerra da Segunda Coligação. O cerco foi montado por forças russas e turcas (efetivos desconhecidos) contra as forças francesas (cerca de 4.000 homens) que ocupavam a ilha. O cerco terminou a 2 de março de 1799 com a capitulação das forças francesas.

25 novembro - Combate de Fermo, aldeia na Itália Central, a cerca de 50 Km a sul de Ancona. Guerra da Segunda Coligação. Vitória das forças francesas (cerca de 8.000 homens sob comando do General de Divisão Jean-Baptiste Dominique Rusca) sobre as forças napolitanas (cerca de 10.000 homens; não se conhece a identidade do comandante). As forças francesas tiveram baixas muito ligeiras. Não se conhecem as baixas das forças napolitanas. este corpo de tropas desintegrou-se e muitos foram capturados, assim como toda a artilharia.

4 dezembro - Combate de Civita Castellana, cidade italiana, 40 Km a norte de Roma. Guerra da Segunda Coligação. Vitória das forças francesas (10.000 homens sob comando do general de Divisão Étienne Jacques Joseph Alexandre Macdonald, austríaco) sobre as forças napolitanas (26.000 homens sob comando do General Karl Mack von Leiberich). As forças francesas tiveram 500 mortos e feridos. As forças napolitanas tiveram 2.500 mortos, feridos e desaparecidos.

9 dezembro - Combate de Otricoli, aldeia italiana na província de Umbria. Guerra da Segunda Coligação. Vitória das forças francesas (3.500 homens sob comando do General de Divisão Jean-Étienne Championnet) sobre as forças napolitanas (4.500 homens sob comando do General Metsch). As forças francesas tiveram 300 mortos e feridos. As forças napolitanas tiveram cerca de 200 mortos e feridos e 4.000 capturados.

29 dezembro – Formação da Segunda Coligação contra a França.