1914 Cronologia
Esta cronologia refere-se aos principais acontecimentos da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1914. Pode-se desde já concluir que serão publicadas as cronologias relativas aos outros anos da guerra. Tendo esta guerra um carácter mundial, os acontecimentos aqui mencionados referem-se a qualquer parte do mundo e não apenas à guerra na Europa. Para além das operações militares nas Frentes Ocidental e Oriental, houve uma intensa atividade militar no norte de Itália, nos Balcãs, em África, no Médio oriente e, de forma mais pontual, noutras partes do mundo.
Atendendo à natureza deste trabalho e ao facto de a bibliografia disponível – abaixo indicada – nem sempre apresentar datas coincidentes para um mesmo acontecimento, é possível que algumas datas venham mais tarde a ser corrigidas e alguns acontecimentos venham a ser acrescentados. Por vezes, aparecem na cronologia combates ou até batalhas que não constam nos textos publicados sobre a Frente Ocidental ou outros. Isto acontece para não tornar os textos demasiado extensos. Neste caso, a cronologia tem a vantagem de indicar um acontecimento que, para um estudo mais profundo, terá de ser investigado pelo leitor.
1914
Junho
28 - Assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono austríaco, em Saraievo.
Julho
03 - Sérvia faz o primeiro pedido de ajuda à Rússia.
05 - Guilerme II da Alemanha recebe em Potsdam o enviado especial do Imperador austríaco e promete o “total apoio da Alemanha” no caso de uma ação da Áustria contra a Sérvia. O Kaiser consultou os seus conselheiros militar e naval antes de partir para um cruzeiro no Mar Báltico.
06 - O Governo alemão confirma o apoio à Áustria-Hungria.
14 - Conselho de Ministros Austro-Húngaro determina ação contra a Sérvia.
15 - O Presidente da República Francesa, Raymond Poincaré, e o Primeiro-Ministro, René Viviani, partem para uma viagem à Rússia e aos Países Escandinavos. Regressarão a 29 de 16 - Início da visita de Raymond Poincaré e René Viviane à Rússia.
19 - Conselho de Ministros da Áustria-Hungria aprova o projeto de ultimato a enviar à Sérvia.
23 - Ultimato da Áustria-Hungria enviado à Sérvia às 18H00. / Líderes franceses deixam São Petersburgo.
24 - Governo alemão envia nota aos governos das Potências da Entente aprovando o ultimato austríaco à Sérvia. / Sérvia pede ajuda à Rússia. / O Governo russo declara que defenderá a Sérvia contra um ataque austro-húngaro. / Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico (Sir E. Grey) inicia propostas para uma conferência internacional com a finalidade de evitar a guerra. / Governo belga declara que, em caso de guerra, a Bélgica manterá a sua neutralidade.
25 - Áustria-Hungria corta os laços diplomáticos com a Sérvia e inicia a mobilização. / Embaixador austro-húngaro abandona Belgrado. / Sérvia inicia a mobilização. / O Governo da Sérvia transfere-se de Belgrado para Nish.
26 - Áustria-Hungria rejeita a resposta da Sérvia ao ultimato (23 julho). / Governo do Montenegro ordena a mobilização. / A proposta de Grey para a realização de uma conferência internacional foi rejeitada pela Áustria-Hungria. / Guilherme II da Alemanha, que se encontrava no Mar Báltico, regressa a Berlim.
27 - Os Governos francês e italiano aceitam as propostas britânicas para uma conferência. / Frota de Alto Mar alemã é mandada recolher às respetivas bases navais.
28 - Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia. / O Governo alemão rejeita as propostas britânicas para uma conferência internacional. / As frotas britânicas recebem ordens para recolherem às suas bases navais.
29 - Belgrado é bombardeada pelos navios de guerra da frota austro-húngara do Danúbio e pela artilharia posicionada em Zemun, (hoje parte de Belgrado). / Rússia ordena a mobilização parcial. / Alemanha pede a imediata suspensão dos preparativos para a mobilização russa. / Alemanha apresenta propostas numa tentativa de garantir a neutralidade britânica. / Gabinete de Guerra britânico envia telegramas ordenando um Precautionary Period (Estado de alerta).
30 - Ás 16H00, o Czar assina o decreto para a mobilização geral em apoio da Sérvia. / Rússia declara guerra à Áustria-Hungria. / Áustria-Hungria decreta a mobilização geral. / Reino Unido rejeita as propostas alemãs para manter a neutralidade. / Governo australiano coloca a Armada australiana à disposição do Almirantado britânico.
31 – Rússia inicia a mobilização geral / Alemanha envia um ultimato à Rússia e à França. / Governo belga ordena a mobilização. / Governo turco ordena a mobilização a ter início a 3 de agosto. / Londres encerra a sua Bolsa de Valores.
Agosto
01 - Alemanha declara guerra à Rússia e exige a neutralidade da França. / Alemanha decreta a mobilização geral. / França recusa exigência alemã e decreta a mobilização geral. / Bélgica inicia mobilização. / Governo britânico ordena a mobilização naval.
02 - Alemanha entrega ultimato à Bélgica exigindo o direito de passar pelo seu território. / Exército alemão entra no Luxemburgo. / Itália declara a neutralidade. / Libau (cidade da Letónia, então parte do Império Russo) bombardeada pelo cruzador alemão Augsburg. / Governo britânico garante a proteção da costa francesa do Mar do Norte e Canal da Mancha contra a agressão alemã. / Helmuth von Moltke é nomeado chefe do Estado-Maior General dos exércitos alemães em campanha.
03 - Governo belga rejeita as exigências alemãs. / Reino Unido assegura apoio militar à Bélgica. / Alemanha declara guerra à França. / Reino Unido ordena a mobilização geral. / Governo britânico decreta autorização para requisição de navios. / O Reino Unido envia ultimato à Alemanha. / Áustria-Hungria declara guerra à Rússia. / França pede à Rússia para atacar a Alemanha. / Turquia declara a “neutralidade armada”. / Grão-Duque Nicolau nomeado comandante-em-chefe dos exércitos russos.
04 - Reino Unido envia ultimato à Alemanha. / Bélgica corta relações diplomáticas com a Alemanha. / Alemanha declara guerra à Bélgica. / O Segundo Exército alemão, sob comando do general Otto von Emmich, atravessa a fronteira da Bélgica, em Gemmerich. / Reino Unido declara guerra à Alemanha (23H00 de Londres). Esta declaração envolve o Império Britânico (Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Índia e África do Sul). / Dois aviões alemães sobrevoam Bruxelas durante a noite (primeira ação aérea hostil). / Os navios alemães Goeben e Breslau bombardeiam posições na costa belga. / Aliança secreta entre a Alemanha e a Turquia assinada em Berlim. / British Grand Fleet constituída sob comando do Almirante Joe Jellicoe.
05 - Início da Batalha de Liège; terminou a 16 de agosto com a captura da cidade e respetivas fortalezas pelas tropas alemãs. / Áustria-Hungria declara guerra à Rússia. / Montenegro declara guerra à Áustria-Hungria. / Início da colocação de minas marítimas pelos alemães. / Primeira perda alemã na guerra naval: destruição do lançador de minas Königin Luise. / Primeira reunião do Conselho de Guerra britânico.
06 - Sérvia declara guerra à Alemanha. / Início da Batalha das Fronteiras: as forças francesas entram na Alsácia Superior. / Primeira perda dos Aliados na guerra naval: HMS Amphion afundado por uma mina. / Convenção naval entre a França e o Reino Unido concluída em Londres. Um almirante francês seria nomeado comandante das forças navais dos Aliados no Mediterrâneo. / Confronto entre o HMS Bristol (britânico) e o cruzador alemão Karlsruhe, nas Índias Ocidentais. / Esquadrão naval alemão sob comando do Almirante von Spee deixa Ponape (Ilhas Carolinas). / O General Kitchener apela aos jovens britânicos para se alistarem no exército.
07 - As forças alemãs capturam a cidade de Liège, mas os fortes continuam a lutar. / Tropas francesas atravessam a fronteira da Alsácia. / Tropas britânicas começam a chegar a França. / A Rússia inicia a invasão da Prússia Oriental. / Confronto entre o HMS Gloucester (britânico) e os navios alemães Goeben e Breslau ao largo da costa da Grécia.
08 - Montenegro corta relações diplomáticas com a Alemanha. / Mulhouse (na Alsácia) é ocupada pelas forças francesas. / Governo suíço ordena a mobilização. / Forças britânicas atravessam a fronteira da Togolândia (colónia alemã) e ocupam Lomé. / Início das hostilidades na África Oriental Alemã: o HMS Astrsea (britânico) bombardeia Dar es Salaam.
09 - Organizadas as patrulhas com meios aéreos com a finalidade de protegerem a travessia do Canal da Mancha. / O HMS Birmingham (britânico) afunda o submarino alemão U-15, no Mar do Norte.
10 - Início do patrulhamento aéreo britânico do Canal da Mancha. / Os navios alemães Goeben e Breslau foram autorizados a entrar em águas turcas. / França corta relações diplomáticas com a Áustria-Hungria. / Áustria-Hungria invade a Polónia russa.
11 - Os navios alemães Groeben e Breslau entram no Estreito de Dardanelos. / Mulhouse é reconquistada pelas forças alemãs.
12 - O Reino Unido e França declaram guerra à Áustria-Hungria. / Batalha de Haelen (Batalha dos capacetes de prata), Bélgica. Vitória das forças belgas sobre as forças alemãs.
13 - Início da primeira invasão austro-húngara da Sérvia: forças austro-húngaras atravessam o rio Drina. / Quatro esquadrões do Royal Flying Corps voam de Dover para França. São as primeiras unidades aéreas britânicas a estabelecerem-se a sul do Canal da Mancha. / Início do avanço dos Aliados sobre Kamina (Togolândia).
14 - Início da Batalha das Fronteiras; invasão francesa da Lorena. / Proclamação do Comandante-em-Chefe das forças russas prometendo autonomia à Polónia.
15 - Início da Invasão da Prússia Oriental pelas forças russas. / Governo japonês envia ultimato à Alemanha exigindo a evacuação de Tsingtau, na China. / Tropas alemãs atravessam a fronteira da África Oriental Britânica e ocupam Taveta, no atual Quénia. / Junção dos esquadrões navais franceses e britânicos efetuada à entrada do Mar Adriático.
16 - Capturados os últimos fortes de Liége. / Completado o desembarque da Força Expedicionária Britânica. / O cruzador ligeiro austríaco Zenta é afundado por navios dos Aliados.
17 - Batalha de Stallupönen, Prússia Oriental. / Batalha de Jadar (ou Batalha de Cer). Vitória das forças sérvias sobre as forças austro-húngaras (até 19 de Agosto). / Governo belga é transferido de Bruxelas para Antuérpia.
18 - Início da invasão russa da Galícia (atualmente da Polónia e da Ucrânia). / Batalha de Sarrebourg (até 20 de agosto). Batalha de Gette, Bélgica.
19 - Batalha de Morhange (até 20 de agosto), parte da invasão da Lorena / Presidente Wilson anuncia que os Estados Unidos permanecerão neutrais. / Exército belga retira de Gette para Antuérpia. / Mulhouse novamente ocupada pelas forças francesas. / Primeira unidade da Força Expedicionária Indiana “C” deixa a Índia em direção à África Oriental.
20 - Batalha de Gawaiter-Gumbinnen, Prússia Oriental. / As forças alemãs ocupam Bruxelas. / Alemães atacam Longwy, França, junto à junção da fronteira com a Alemanha e o Luxemburgo. / Alemães iniciam o cerco de Namur (até 25 de agosto). / Morte do Papa Pio X.
21 - Batalha das Ardenas (até 23 de agosto), parte da Batalha das Fronteiras, na Frente Ocidental. Terminou com a vitória das forças alemãs sobre as forças francesas. / Vitória da Sérvia no Rio Jadar. Forças austríacas retiram da Sérvia. / Batalha do Sambre ou de Charleroi (até 23 de agosto).
22 - Hindenburg assume o comando do Oitavo Exército alemão, na Prússia Oriental. / Ação em Kamina, Togolândia. / Áustria-Hungria declara guerra à Bélgica.
23 - Japão declara guerra à Alemanha. / Batalha de Mons, Bélgica; retirada da British Expedictionary Force (BEF). / Alemães capturam Dinant, Bélgica. / Batalha de Lemberg, (ou Batalha da Galícia) Frente Leste, Polónia (até 11 de setembro) / Primeira Batalha de Krasnik, Norte da Galícia, Polónia (até 25 de agosto). / Batalha de Orlau-Frankenau, Frente Leste. / Zeppelin alemão Z-8 abatido na região do Vosges. / Alemanha corta relações diplomáticas com o Japão. / Japão declara guerra à Alemanha. / O General C. M. Dobell é nomeado comandante das forças terrestres dos Aliados a operarem nos Camarões.
24 - Cerco de Maubeuge, França (até 8 de setembro). / Batalha de Trouée de Charmes (até 26 de agosto). / Forças britânicas retiram de Mons. / Áustria-Hungria corta relações diplomáticas com o Japão. / Primeiras unidades da Força Expedicionária Indiana “A” deixam a Índia com destino à França, mas passando primeiro pelo Egito.
25 - Alemães capturam Namur. / Início da Batalha de Malines (Mechelen), Bélgica, cerca de 30 Km a sul de Antuérpia (até 27 de agosto). / Forças alemãs ocupam Valenciennes (norte de França). / Maubeuge atacada por forças alemãs. / Batalha de Mortagne, França, Vosges (até 3 de setembro). / Mulhouse novamente tomada pelas forças alemãs. / Primeira utilização de aviões (britânicos) com a missão de patrulhamento, em França (sobre as forças britânicas em retirada). / Shabatz reconquistada pelas forças sérvias. Últimas forças austríacas voltam a atravessar o Drina. Fim da Primeira Invasão da Sérvia. / Japão corta relações diplomáticas com a Áustria-Hungria. / Forças britânicas da Nigéria atravessam a fronteira com os Camarões. / Franceses entram no Chade.
26 - Destruição e saque de Louvain, Bélgica (até 30 de agosto). / Forças alemãs tomam Noyon, norte de França. / Longwy capitula perante as forças alemãs. / Forças alemãs ocupam Cambrai. / Combates de Komarów, norte da Galícia. / Batalha de Gnila Lipa, Galicia Oriental (até 30 de agosto). / Batalha de Le Cateau. / Rendição das forças alemãs na Togolândia. / Ação naval nas ilhas Aland, Mar Báltico. Cruzador alemão Magdeburg destruído por navios russos. / O navio alemão Kaiser Wilhelm der Grosse é afundado pelo HMS Highflyer, ao largo de Melilla, enclave espanhol em Marrocos. / General Galliéni nomeado Governador de Paris. / Batalha de Tannenberg, Prússia Oriental (até 30 de agosto).
27 - Fuzileiros navais britânicos desembarcam em Ostende, na costa belga. / Lille ocupada pela cavalaria alemã. / Mezières ocupada pelas forças alemãs. / Início do primeiro ataque a Mora, Camarões.
28 - Primeira Batalha de Heligoland Bight, Mar do Norte. / Fim da Batalha do Mosa. / Declaração de guerra da Áustria-Hungria recebida pelo Governo belga.
29 - Primeira Batalha de Guise ou Saint Quentin, França. / Forças francesas abandonam Arras. / Sedan ocupada por forças alemãs. / Abatido o Zepelim alemão Z-5, por fogo de espingarda, em Mlawa, Polónia.
30 - Primeiro raid aéreo alemão sobre Paris. / Início do primeiro ataque a Garua, Camarões. / Samoa ocupada pela Força Expedicionária da Nova Zelândia.
31 - A Grécia declara a neutralidade. / Forças alemãs entram em Amiens. / Concluído acordo franco-britânico para divisão provisória da Togolândia.
Setembro
01 - São Petersburgo passou a chamar-se Petrogrado. / Forças alemãs ocupam Craonne, França. / Forças alemãs ocupam Soissons, França. / Primeira unidade da Força Expedicionária Indiana “C” chega a Mombassa, Quénia. / General J. Stewart assume o comando das forças britânicas na África Oriental.
02 - Governo francês abandona Paris e instala-se em Bordéus. / Forças japonesas desembarcam em Shantung para atacarem Tsingtau (Qingdau, China).
03 - Batalha de Rawa Russka (até 11 de setembro), na Polónia Austríaca, hoje Ucrânia). Vitória das forças russas sobre as forças austro-húngaras. / Eleição do Cardeal Giacomo della Chiesa como Papa com o nome de Benedito XV. Sucede a Pio X. / Forças russas tomaram Lvov, Galicia. / HMS Speeddy afundado por uma mina perto do Estuário do rio Humber, Inglaterra.
04 - Batalha do Grand Couronné, França (até 12 de setembro).
05 - Fim da retirada de Mons (desde 24 de agosto). / Forças alemãs atingem Claye, a cerca de 16 Km de Paris (o ponto mais próximo da capital francesa atingido pelas forças alemãs durante a Primeira Guerra Mundial). / Forças alemãs ocupam Reims / Forças alemãs abandonam Lille. / As potências da Entente renunciam a uma paz em separado (Pacto de Londres). / Primeira Batalha do Marne (até 12 de setembro), França. / Batalha do rio Ourcq (até 9 de setembro). / HMS Pathfinder afundado por um submarino no Mar do Norte (primeiro navio de guerra britânico destruído por esta forma). / Forças alemãs atravessam a fronteira com o Norte da Rodésia.
06 - Batalha de Grodek, Frente Leste, Polónia. / Início das operações da Sérvia em Sírmia (região dividida entre a Sérvia e a Croácia).
07 - Segunda invasão da Sérvia pela Áustria-Hungria (até 15 de setembro). / Capitulação de Maubege perante as forças alemãs. / Batalha de Tarnavka, Galicia (até 9 de setembro). / Início das operações militares ao largo de Duala, Camarões, em preparação para o ataque dos Aliados.
08 - Batalha do Drina, Sérvia (até 17 de setembro). / Início da Segunda Batalha de Lemberg. |* General John Maxwell assume o comando das forças britânicas no Egito.
09 - Primeira Batalha dos Lagos Masúria, Prússia Oriental (até 14 de setembro). / Combates em Karonga, Niassalândia (atual Malawi). / Início da retirada alemã do Marne. / Governo turco anuncia a abolição das “capitulações”. / Primeiras unidades da Força Expedicionária Indiana “A” chegam ao Suez. |
10 - Forças sérvias ocupam Sírmia. / Cruzador ligeiro alemão Emden faz a sua primeira captura no Oceano Índico (lança-minas grego Pontoporos). / Representantes alemão e austríaco expulsos do Egito.
11 – As forças da Áustria-Hungria iniciam a retirada da Galicia. / Governo britânico ordena o levantamento do segundo Novo Exército, com seis divisões. / Força Expedicionária Australiana desembarca no Arquipélago de Bismarck (Nova Guiné Alemã).
13 - Primeira Batalha do Aisne (até 28 de setembro) / Forças australianas capturam Bougainville, Ilhas Salomão. / Forças francesas recuperam Soissons e Amiens. / Governo britânico ordena o levantamento do terceiro Novo Exército com seis divisões.
14 – Erich von Falkenhayn substitui Helmuth von Moltke no cargo de Chefe do Estado Maior General alemão. / Forças alemãs evacuam Reims. / Combate naval entre o navio mercante (armado) britânico Carmania e o navio mercante (armado) alemão Kap Trafalgar; este foi afundado.
15 - Início da “corrida para o mar”. / Vitória da Sérvia no Rio Drina. / Forças russas tomam Czernowitz (Bukovina). / Início da revolta na África do Sul.
16 – Cerco de Przemysl, Galícia (até 22 de março de 2015).
17 - Nova Guiné Alemã e colónias vizinhas capitulam perante a Força Expedicionária Australiana. / Retirada das forças sérvias em Sírmia. / Missão Naval Britânica deixa a Turquia. / Almirante Souchon (da Marinha Imperial Alemã) assume o controlo da Marinha Turca.
18 - General von Hindenburg nomeado comandante-em-chefe das forças alemãs na Frente Leste. |
19 - Primeiras unidades da Força Expedicionária Indiana “A” deixam o Egito em direção a Marselha. / Primeiro bombardeamento da Catedral de Reims pela artilharia alemã. / Ltideritzbueht (Sudoeste Africano Alemão) ocupada pelas forças sul-africanas. / Governos britânico e francês garantem à Bélgica a integridade das suas colónias. / Concluído um acordo secreto entre os governos da Rússia e da Roménia para apoio mútuo.
20 - HMS Pegasus afundado pelo cruzador ligeiro alemão Konigsberg, em Zanzibar.
21 - Forças francesas retomam Noyon, França. / Jaroslaw, na Galícia, ocupada pelas forças russas.
22 - Submarino alemão U-9 afunda os navios britânicos Aboukir, Hogue e Cressy. / Madras, na Índia, bombardeada pelo cruzador ligeiro alemão Emden. / O esquadrão do almirante von Spee bombardeia Papeete, no Taiti. / Primeiro ataque aéreo britânico sobre a Alemanha: atacados hangares de aviões em Dusseldorf e Colónia. / Primeira utilização da telegrafia sem fios, a partir de um avião para as unidades de artilharia, pelo British Royal Flying Corps. |
23 - Forças britânicas juntam-se ao exército japonês frente a Tsingtau. |
24 - Tropas australianas capturam a cidade de Friedrich Wilhelm, na Nova Guiné. / Péronne, no norte de França, ocupada pelos alemães. / Forças russas iniciam a primeira invasão do norte da Hungria.
25 – Primeira Batalha de Albert (até 29 de setembro); parte da “corrida para o mar”. / Hindenburg passa a ser o comandante-em-chefe dos exércitos das Potências Centrais na Frente Leste. / Noyon retomada pelas forças alemãs. / Batalha do rio Niemen, Frente Leste (até 28 de setembro).
26 - Bapaume, no norte de França, ocupada pelas forças alemãs. / Primeiras unidades da Força Expedicionária Indiana “A” desembarcam em Marselha.
27 - Aliados tomam Douala, Camarões. / Primeira Batalha de Artois, parte da corrida para o mar (até 10 de outubro).
28 – Início da ofensiva alemã na Polónia. / Malines tomada pelas forças alemãs. / Tenente-general Sir A. Barrett nomeado comandante da Força Expedicionária Indiana “D”, para a Mesopotâmia.
29 - Abandonada a ofensiva alemã no Niemen.
Outubro
01 - Turquia fecha Estreito de Dardanelos. / Batalha de Augustovo, Frente Leste. / Primeira Batalha de Arras (até 4 de outubro).
02 - Termonde, Bélgica, ocupada pelas forças alemãs. / Força Expedicionária Indiana “E” formada no Egito com partes da Força “A”.
03 - Exército britânico começa a deixar o rio Aisne e a movimentar-se para Norte. / Ypres ocupada pela cavalaria alemã. / Primeiras unidades da British Royal Naval Division (Brigada de Fuzileiros Navais) chega a Antuérpia. / Primeiros contingentes das Forças Expedicionárias do Canadá e da Terra Nova (Newfoundland) iniciam a viagem para Inglaterra. / Fim da retirada das forças austro-húngaras da Galícia. / Sighetu Marmației (atual Roménia) ocupada pelas forças russas.
04 – Forças alemãs ocupam Lens e Bailleul, França. / Início da contra-ofensiva austro-húngara na Galícia. / Governo provisório de Essad Paxá toma posse em Durazzo, Albânia.
06 - Unidades da 7ª Divisão britânica desembarcam em Ostende e Zeebrugge a fim de cooperarem com o exército belga.
07 - Forças japonesas capturam as Ilhas Marshall, Oceano Pacífico. / Forças navais japonesas ocupam as Ilhas Yap, Oceano Pacífico. / Forças austro-húngaras reconquistam Sighetu Marmației, Transilvânia, atual Roménia. / Governo belga transferido de Antuérpia para Ostende. / Início da evacuação de Antuérpia.
08 - General Foch nomeado comandante das Forças Aliadas (excepto Bélgica) encarregues da defesa da costa da Flandres. / Segunda ação aérea britânica sobre a Alemanha. / Fim da primeira invasão russa do norte da Hungria.
09 – Forças alemãs ocupam Merville, Estaires, Armentieres, Hazebrouck e Menin, no norte de França. / Últimos fortes de Antuérpia tomados por forças alemãs. / Batalha de Varsóvia ou do rio Vístula (até 30 de outubro) / Batalha de Ivangorod, na atual fronteira entre a Rússia e a Estónia / Libertação de Przemysl pelas forças austro-húngaras.
10 - Queda de Antuérpia. / Hazebrouck e Estaires, França, capturadas por forças britânicas. / Morre o Rei Carol I da Roménia. Sucedeu-lhe o seu filho Fernando. / Batalha de La Bassée (até 2 de novembro).
11 - Merville reconquistada por forças britânicas. / O cruzador russo Pallada é afundado por um submarino alemão ao largo de Hanko, Finlândia.
12 - Batalha de Messines (até 2 de novembro). / Forças belgas evacuam Ostende e Zeebrugge. / Forças belgas evacuam Ghent que é ocupada por forças alemãs. / Capitulação de Lille perante as forças alemãs.
13 - Batalha de Armentières, também conhecida como Batalha de Lille, França, Frente Ocidental (até 2 de Novembro). Batalha de resultado inconclusivo entre forças britânicas (indianas) e alemãs. / Governo belga estabelece-se em Havre.
14 – Forças britânicas ocupam Bailleul, França. / Forças alemãs ocupam Bruges, Bélgica. / Forças aliadas capturam Yabasi, Camarões.
15 - Forças alemãs atingem a linha da costa belga e ocupam Zeebrugge e Ostende. / Primeiras unidades das Forças Expedicionárias do Canadá e Terra Nova chegam a Inglaterra. / HMS Hawke afundado por um submarino alemão no Mar do Norte.
16 - Batalha do Yser, Flandres (até 30 de novembro). / Força Expedicionária da Nova Zelândia parte em direção à França. / Força Expedicionária Indiana “B” parte da Índia para a África Oriental. / Primeiras unidades da Força Expedicionária Indiana “D” partem da Índia para o Golfo Pérsico. / Morre o Ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Marquês de San Giuliano.
17 – Combate naval entre o H.M.S. Undaunted e contratorpedeiros de apoio contra quatro contratorpedeiros alemães ao largo da costa dos Países Baixos. As embarcações alemãs foram afundadas. / Primeiros submarinos britânicos (E-1 e E-9) entram no Mar Báltico. / Submarinos alemães tentam atacar Scapa Flow, nas ilhas Órcades, a cerca de 16 Km a norte da Escócia. / Primeiras unidades da Força Imperial Australiana embarcam para França.
18 - Primeiro bombardeamento de Ostende por navios de guerra britânicos. / Forças alemãs tomam Roulers, Bélgica. / Grand Fleet (britânica) retira de Scapa Flow para a costa ocidental da Escócia. / Cruzador ligeiro japonês Takachiho afundado por um contratorpedeiro alemão ao largo de Tsingtau.
19 - Primeira Batalha de Ypres (até 22 de novembro). |* Primeiras unidades indianas chegam à linha da frente, na Flandres.
20 - As tropas alemãs retiram de Varsóvia. / Primeiro navio mercante (Glitra, britânico) afundado por um submarino alemão.
21 - Batalha de Langemark (até 24 de outubro).
22 – Forças austro-húngaras ocupam Czernowitz (Rukovina).
23 - Tropas da Força Expedicionária indiana “D” chegam às ilhas Bahrein.
25 - Morre o General britânico Sir C. Douglas, Chefe do Estado-Maior Imperial.
26 - As tropas russas atravessam o rio Vístula em Ivangorod. / Forças alemãs entram em Angola a partir do Sudoeste Africano Alemão. / Forças francesas ocupam Edea, nos Camarões. / General Sir J. Wolfe Murray nomeado Chefe do Estado-Maior Imperial britânico.
27 - As Potências Centrais começam a retirar da Polónia Russa. / O HMS Audatious foi afundado por ação de uma mina perto da costa no norte da Irlanda.
28 – Forças russas reocupam Czernowitz (Bukovina). / Cruzador alemão Emden bombardeia “Penang Road”, na Malásia, e afunda o cruzador russo Zhemchug.
29 - A Turquia ataca as bases russas no Mar Negro (Odessa, Sevastopol e Teodosia) e junta-se às Potência Centrais. / Batalha de Gheluvelt (até 31 de outubro). / Príncipe Louis de Battenberg, do Reino Unido, resigna ao cargo de First Sea Lord.
30 - O cruzador alemão Königsberg é encurralado no delta do rio Refugi, na África Oriental Alemã. / Forças russas tomam Stanislau, Galícia. / Forças sérvias iniciam a retirada da linha do Drina. / Reino Unido e França cortam relações diplomáticas com a Turquia. Embaixadores britânico e francês pedem os passaportes. / Governo italiano demite-se. Formado novo Governo. Signor Salandra mantém-se como primeiro-ministro.
31 - H.M.S. Hermes afundado por um submarino alemão no Estreito de Dover (no Canal da Mancha). / Governo britânico publica ordens para o início das hostilidades contra a Turquia. / Primeiras unidades da Força Expedicionária Indiana “B” chegam a Mombaça. / General Stewart é substituído no comando das forças britânicas na África Oriental pelo General Aitken. / O cruzador ligeiro alemão Königsberg é localizado no Rio Rufigi (África Oriental Alemã).
Novembro
01 - Turquia declara guerra à França e ao Reino Unido. / Forças alemãs ocupam Messines (Mesen), na Bélgica. / Batalha naval de Coronel, Oceano Pacífico; H.M.S. Good Hope e H.M.S. Monmouth afundados pelo esquadrão alemão sob comando do Almirante von Spee. / Lei marcial proclamada no Egito.
02 - O cruzador austríaco Kaiserin Elizabeth é afundado no porto de Tsingtau, China. / Rússia declara guerra à Turquia. / Sérvia declara guerra à Turquia. / Operações militares em Tanga, África Oriental Alemã (até 5 de novembro). / Primeiras unidades da Força Expedicionária Indiana “F” partem da Índia para o Egito. / Governo da Índia anuncia a imunidade dos Lugares Santos Muçulmanos. / Almirantado britânico declara o Mar do Norte uma zona militar. / Britânicos iniciam o ataque a Tanga, na África Oriental Alemã.
03 - Bulgária reafirma a sua neutralidade. / Primeiro ataque naval alemão à costa britânica, entre Gorleston e Yarmouth. / A Grand Fleet recebe ordem para regressar a Scapa Flow. / Tropas britânicas atravessam pela primeira vez a fronteira norte da África Oriental Alemã. / Navios Aliados bombardeiam os fortes à entrada dos Dardanelos. / Declaração formal de guerra da Rússia à Alemanha e à Áustria-Hungria.
04 - Cruzador alemão Karlsruhe afunda-se no Atlântico devido a uma explosão interna. / Cruzador alemão Yorck afundado por uma mina junto à costa alemã. / Forças russas atravessam a fronteira com a Turquia e capturam Azap.
05 - Sonnino assume o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros da Itália. / Reino Unido declara guerra à Turquia. / França declara guerra à Turquia. / Reino Unido anexa Chipre. / Fim do ataque a Tanga. Forças britânicas são repelidas. / Governo belga rejeita a mediação papal.
06 - Tropas da Força Expedicionária Indiana “D” desembarcam em Fao, Mesopotâmia. / Turquia corta relações diplomáticas com a Bélgica. / Submarino britânico B-11 avança até 2 milhas náutica (3,7 Km) no Estreito de Dardanelos. / Keupri-Keui, na Arménia, tomada pelas forças russas.
07 – Forças japonesas ocupam Tsingtao, China. / Segunda Batalha de Varsóvia (até 25 de novembro).
08 - Terceira invasão austro-húngara da Sérvia.
09 - O cruzador alemão Emden é afundado pelo H.M.A.S. Sydney nas Ilhas dos Cocos (ou Ilhas Cocos, ou Ilhas Keeling). / Canhoneira alemã Geier aprisionada em Honolulu.
10 – Forças britânicas atacam Cheikh Saïd, no atual Yemen, e destroem as suas defesas.
11 - Batalha de Nonne Boschen. / Batalha de Lodz, Polónia (até 6 de dezembro). / Batalha de Wloclawek, Polónia (até 12 de novembro). / Forças russas ocupam Memel, na Prússia Oriental. / H.M.S. Niger afundado por um submarino alemão ao largo de Deal (12 Km a NE de Dover). / Forças turcas retomam Keupri-Keui, na Arménia.
12 - Batalha de Grahovo, na fronteira entre Montenegro e Bósnia. / Publicadas ordens para todos os aviões britânicos na Frente Ocidental usarem marcas identificadoras.
13 - Tenente-general Sir A. Barrett assume o comando da Força Expedicinária Britânica “D” na Mesopotâmia.
14 – Forças turcas retomam Keupri-Keui. / O Sultão da Turquia proclama a Jihad contra o Império Britânico. / O Marechal-de-Campo Frederick Roberts morre de pneumonia aos 82 anos em Saint-Omer, França. / Governo japonês decide não enviar tropas ou navios de guerra para a Europa.
15 - Início da segunda invasão russa do norte da Hungria.
16 - Chuva forte na Flandres modera os combates. / Primeiras unidades da Força Expedicionária Indiana “F” desembarcam no Egito.
17 – Navios alemães bombardeiam Libau (Liepāja, cidade independente da Letónia). / Navios russos bombardeiam Trebizonda, cidade turca na costa do Mar Nego.
18 - Início da guerra na Frente do Cáucaso com o avanço turco sobre Erzurum. / Início da transferência do Governo frrancês, de Bordéus para Paris.
21 - As forças anglo-indianas na Mesopotâmia tomam Baçorá. / Ataque aéreo britânico a Friedrichshaven, Alemanha. |
22 – Forças russas retomam Keupri-Keui, na Arménia. |
23 - O parlamento português autoriza o apoio militar aos Aliados. / A Alemanha declara guerra, formalmente, ao Reino Unido.
26 - H.M.S. Bulwark destruído por uma explosão interna no porto de Shcerness.
27 - General von Hindenburg promovido a Marechal-de-Campo.
29 - Nova ofensiva alemã em Ypres.
30 - Forças sérvias evacuam Belgrado.
Dezembro
01 – Primeiras unidades das Forças Expedicionárias da Áustrália e da Nova Zelândia chegam a Suez. / O General de Wet, o líder da rebelião sul africana é capturado por tropas da União Sul-Africana.
02 - Forças austríacas atravessam o Danúbio e ocupam Belgrado.
03 - Batalha do Rio Kolubara (ou Rudnik Malyen) na Sérvia (até 9 de dezembro). / Governo britânico concorda com a solicitação japonesa de que a Austrália não deverá ocupar ilhas alemãs a norte do Equador / Batalha de Qurna, Mesopotâmia.
04 – O General Wapshare sucede ao General Aitken no comando das forças britânicas na África Oriental. / Força Expedicionária Portuguesa parte de Lisboa para Angola.
05 - Governo da Sérvia declara que nunca fará a paz sem o consentimento dos Aliados.
06 - As tropas russas evacuam Lodz.
08 - Batalha Naval das Malvinas. Esquadrão naval alemão do Almirante von Spee destruído. Navios alemães Scharnhorst, Gneisenau, Leipzig, e Nurnberg afundados. Almirante von Spee morre na batalha. Navio Dresden consegue fugir. / Fim da revolta Bóer na África do Sul. / O 3º Exército austríaco retoma as passagens nos Cárpatos.
09 - Tropas anglo-indianas capturam Qurna, Mesopotâmia.
10 - Marechal-de-Campo von der Goltz parte da Alemanha para assumir o controlo do Exército Turco. / Os navios alemães ao serviço da Marinha Turca, Goeben e Breslau bombardeiam Batum, na Geórgia.
11 - Primeiro-ministro português Machado Guimarães resigna ao cargo.
12 - Fim da segunda invasão russa do norte da Hungria. / Azevedo Coutinho nomeado Primeiro-ministro em Portugal.
13 - Navio de guerra turco Messoudieh afundado pelo submario britânico B-11 no Estreito de Dardanelos.
14 - Ataque dos Aliados a Wytschaete, Flandres. / Navio mercante armado alemão Cormoran capturado em Guam, Micronésia, Oceano Pacífico.
15 - As forças da Áustria-Hungria retiram de Belgrado. Fim da segunda invasão austríaca da Sérvia. / Avião alemão assinalado na costa leste de Inglaterra. Primeira vez que é detetado um avião hostil na vizinhança das Ilhas Britânicas.
16 - A marinha alemã bombardeia Scarborough, Hartlepool e Whitby, cidades britânicas da costa leste. / O Ministro dos Negócios Estrangeiros japonês declara que o Japão não desistirá das ilhas alemãs ocupadas a norte do Equador.
17 - Início da ofensiva turca no Cáucaso. / Turcos retomam Keupri-Keui.
18 - O Reino Unido anuncia o protetorado sobre o Egito. / Batalha de Givenchy (até 22 de dezembro).
19 - Governo britânico declara o Quediva do Egito Abbas Hilmi deposto e proclama o Príncipe Hussein Kamel Paxá como Sultão do Egito. / Governo britânico declara apoiar o Tratado de Fez de 1912.
20 - Primeira Batalha de Champagne (até 17 de março de 1915).
21 - Primeiro ataque aéreo alemão a Inglaterra. O avião largou bombas no mar perto de Dover. / Forças britânicas ocupam Jasin, na África Oriental.
22 - Batalha de Sarikamish, Cáucaso (até 17 de janeiro de 1915).
24- Segundo ataque aéreo alemão a Inglaterra. Primeira bomba largada sobre solo inglês.
25 - A marinha italiana ocupa Valona, Albânia. / O navio de guerra francês Jean Bart é destruído por um submarino austríaco no Estreito de Otranto. / Ofensiva turca no Cáucaso derrotada em Sarikamish. / Ataque aéreo britânico a Cuxhaven, Alemanha.
26 - Forças italianas desembarcam em Valona, Albânia. Itália notifica a Áustria desta ocupação temporária. / Legião Garibaldi, italiana, entrou em ação na Frente Ocidental.
29 - Governo britânico envia um memorando ao Governo norte-americano em defesa da sua política de bloqueio.
30 - A Rússia apela ao Reino Unido para um ataque de diversão sobre a Turquia.
31 - A Força Expedicionária Indiana “C”, na África Oriental, é integrada na Força Expedicionária Indiana “B”.
BIBLIOGRAFIA
HAYTHORNTHWAITE, Philip J., The World War One Source Book, England, London, Brockhampton Press, 1994, ISBN 1-86019-852-X.
MALLINSON, Allan, Fight to the Finish, The First World War - Month by Month, United Kingdom, London, Bantam Press, 2018, ISBN 978-059-307-914-0.
POPE, Stephen & WHEAL, Elizabeth-Anne, Dictionary of the First World War, England, S. Yorkshire, Pen & Sword Books Limited, 2003, ISBN 0-85052-979-4.
SIMKINS, Peter & JUKES, Geoffrey & HICKEY, Michael, The First World War, the war to end all wars, Great Britain, Osprey Publishing, 2003, ISBN 1-84176-738-7.
Torres Vedras, 21 de março de 2023
Manuel F. V. G. Mourão