O espaço da História

Breves

cronicas3   

Pode adquirir o livro
"Crónica da regência e do reinado de D. João I",
nas seguintes lojas online:
   bertrand2wook2
    almedina2
   

1918 Cronologia

Janeiro

01 – Forças árabes, sob o comando de T.E. Lawrence (1888-1935), Jaafar Pasha Al-Askari (1887-1936) e o Príncipe Zeid bin Hussein (1898-1970), iniciam uma sucessão de araques a Tafilah (até 28 de janeiro), na atual Jordânia.

02 – O Governo do Reino Unido forma o Ministério do Ar (Air Ministry) que veio substituir o Joint War Air Committe.

03 – A delegação da Ucrânia chega a Brest-Litovsk para dar início às conversações de paz.

04 – O navio hospital britânico Rewa é afundado por um submarino alemão no Canal de Bristol, no sudoeste da Grã-Bretanha. / O Governo bolchevique russo e os Governos da França e da Suécia reconhecem a independência da Finlândia. / O Governo britânico, em mensagem ao Rei de Hejaz, declara as suas intenções relativamente ao futuro estatuto da Palestina. / Os Aliados solicitam tomar posse dos navios holandeses nos seus portos.

05 – As negociações em Brest-Litovsk são suspensas porque a representação bolchevique pretende mudar as conversações para Estocolmo.

08 – Forças britânicas ocupam Qasr-i-Shirin, na Pérsia Ocidental. / O Presidente Wilson, dos EUA, na sua mensagem ao Congresso sobre o estado da União, define os “Catorze Pontos” de uma organização de paz. / O Governo bolchevique da Rússia retira a exigência da transferência das negociações para Estocolmo e as conversações prosseguem em Brest-Litovsk.

10 – O Governo Britânico assegura ao Governo russo o seu apoio à criação de uma Polónia independente. / Os Governos da Dinamarca e da Noruega reconhecem a independência da Finlândia. / O segundo referendo australiano rejeita o sistema de serviço militar obrigatório.

12 – A Letónia declara a independência.

13 – A Estónia declara a independência.

14 – Navios alemães bombardeiam Yarmouth, na costa de Norfolk, Reino Unido. / Início das greves de grande amplitude na Áustria-Hungria. / O ex-Primeiro-Ministro Joseph Caillaux, de França, é preso em Paris sob a acusação de traição.

16 - Greves e tumultos em Viena e Budapeste. Prolongaram-se até 21 de janeiro.

20 – Combates navais ao largo dos Dardanelos. O cruzador alemão Breslau e o monitor britânico Raglan são afundados. O navio alemão Goeben embate numa mina e é encalhado.

23 – As negociações entre a Rússia e as Potências Centrais são novamente suspensas.

24 – O General Sir Herbert Alexander Lawrence (1861-1943) é nomeado Chefe do Estado-Maior da Força Expedicionária Britânica em França, em substituição do General Sir Launcelot Edward Kiggell (1862-1954). / Vitória árabe contra as forças otomanas em Tafilah, no sudoeste da Jordânia. / Resposta negativa, da Áustria e da Alemanha, ao plano do Presidente Wilson.

27 - Forças árabes apoderam-se da flotilha turca bloqueada no Mar Morto.

28 – Fim das operações militares emTafilah (desde 1 de janeiro), na Jordânia. A povoação e os territórios circundantes são capturados pelas forças árabes. / O Governo bolchevique russo corta relações com a Roménia. / Golpe de Estado do Partido Social Democrata, apoiado pelos bolcheviques, em Helsínquia. Início da Guerra Civil Finlandesa (até 15 de maio).

30 – Retomadas as negociações entre a Rússia e as Potências Centrais, em Brest-Litovsk.

Fevereiro

01 – As potências Centrais reconhecem a República da Ucrânia. / Motim nas forças navais austro-húngaras, em Cattaro (atual Kotor, no Montenegro).

04 – O Governo britânico reafirma ao Rei de Hejaz, Saide Huceine ibne Ali (1854-1931), as garantias sobre a autodeterminação e independência dos povos árabes. / Na Rússia, o General Mikhail Alexeiev (1857-1918), fiél ao anterior regime, tenta marchar sobre Moscovo à cabeça de um corpo de cossacos, mas fracassa (13 de fevereiro).

05 – O navio britânico S.S. Tuscania, que transportava militares dos EUA, é afundado por um submarino alemão, ao largo da costa irlandesa.

06 – O Governo alemão envia um ultimato à Roménia exigindo a abertura de negociações de paz dentro de quatro dias. / Em Londres, o Rei Gerorge V (1865-1936) aprova a Representation of People Act que reforça o direito de voto masculino e alarga esse direito às mulheres com mais de 30 anos.

09 – Assinado um acordo de paz, em Brest-Litovsk, entre as Potências Centrais, Bulgária e Turquia, por um lado, e a Ucrânia, por outro. Também é assinado um tratado suplementar entre as Potências Centrais e a Ucrânia, que define as fronteiras do novo Estado ucraniano.

10 – Leon Trotski (1879-1940) anuncia que terminou o estado de guerra entre a Rússia e as Potências Centrais, Bulgária e Turquia, mas que a Rússia não assinará nenhum tratado de paz formal. / Em França, o Governo recebe poderes para organizar o sistema de racionamento dos alimentos.

15 – Terceiro raide naval alemão nos estreitos de Dover, no sudoeste da Grã-Bretanha.

18 – Termina o prazo do armistício na Frente Oriental. As forças alemãs retomam as hostilidades, dando início à Operação Faustschlag (até 3 de março) e conquistam mais território à Rússia. / O General britânico Sir William Robert Robertson (1860-1933), Chefe do Estado Maior General Imperial, demite-se.

19 – O Governo russo anuncia estar pronto a assinar um tratado de paz com a Alemanha. / O General britânico Sir Henry Hughes Wilson (1864-1922) é nomeado Chefe do Estado Maior General Imperial.

20 – O Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Arthur James Balfour (1848-1930), informa o Comité Nacional Polaco que o Reino Unido não aceita o tratado entre a Ucrânia e as Potência Centrais.

21 – Jericó, na Palestina, é tomada pelas forças britânicas. / O Governo britânico forma o Ministério da Informação.

24 – A cidade de Trebizonda, na Ásia Menor, é retomada pelas forças turcas. / Dorpat, na Estónia, é ocupada por forças alemãs.

25 – Pärnu, Tallinn, na Estónia, e Pskov, na Rússia, são tomadas por forças alemãs. / Início de conversações de paz em Bucareste, Roménia. / Assinada, em Bobruisk, na atual Bielorrússia, uma convenção militar entre a Alemanha e a Polónia. / O Governo britânico informa que está preparado para reconhecer provisoriamente a independência da Estónia até que o seu futuro estatuto seja estabelecido no Congresso de Paz. / Racionamento de alimentos em Londres.

26 – O navio hospital britânico Glenart Castle é afundado por um submarino alemão no Canal de Bristol.

27 - Fracasso das conversações entre a França e a Áustria-Hungria, que se verificavam desde 1917.

28 – Retomadas novamente as negociações entre a Rússia e as Potências Centrais.

Março

01 – Assinado um Tratado de Paz e Amizade entre a Finlândia e a Rússia.

02 – Kiev, na Ucrânia, capturada por forças alemãs.

03 – Assinado em Brest-Litovsk o Tratado de Paz entre a Rússia e as Potências Centrais, Bulgária e Império Otomano. / Fim da operação Faustschlag (desde 18 de fevereiro). / O Governo alemão notifica o Governo sueco sobre a ocupação das Ilhas Aaland, na entrada do Golfo da Bótnia, no Mar Báltico.

04 – Forças alemãs ocupam Narva, na Estónia.

05 – Tratado de paz preliminar entre a Roménia e as Potências Centrais, Bulgária e Império Otomano, assinado em Buftea, na Roménia.

07 – Primeiro ataque aéreo alemão sobre Londres executado numa noite sem luar. / Tratado de paz assinado entre a Finlândia e a Alemanha.

08 - Georgii Vasilevich Chicherin (1872-1936) nomeado Comissário para os Negócios Estrangeiros e Leon Trótski (1879-1940) nomeado Comissário para os Assuntos Militares e Navais da Rússia.

09 – Forças britânicas ocupam Hit, na Mesopotâmia. / Tratado de paz assinado entre a Roménia e as Potências Centrais.

10 – O navio hospital britânico Guildford Castle é atacado por um submarino alemão no Canal de Bristol, no sudoeste da Grã-Bretanha, mas consegue atingir o porto.

11 – Primeira reunião do Conselho de Transporte Marítimo Aliado. / Nos EUA é detetado o primeiro caso de uma gripe particularmente virulenta em Forte Riley, no Kansas. Esta doença ficará conhecida como "gripe espanhola" e, em alguns meses, espalhou-se por todo o mundo.

12 – Forças turcas retomam Erzurum, no leste da Turquia. / O Governo soviético é transferido para Moscovo.

13 – Odessa é ocupada por forças alemãs.

14 – Congresso dos Sovietes, em Moscovo, para ratificar o Tratado de Paz de Brest-Litovsk.

15 – O Governo alemão proclama o protetorado sobre a Curlândia, região do oeste da Letónia.

16 – As forças regulares russas evacuam Hamadan, na Pérsia Ocidental.

17 – Forças alemãs capturam Nicolaiev (atualmente Mykolaiv), cidade no sul da Ucrânia.

18 – Os Governos da Entente publicam uma nota em que recusam reconhecer o Tratado de Paz entre a Alemanha e a Rússia (Brest-Litovsk). / O Governo da Holanda (Países Baixos) aceita, com reservas, a utilização pelos Aliados dos seus navios que se encontrem em portos da Entente.

21 – Início da Ofensiva da Primavera de 1918, ou Kaiserschlacht (até 18 de julho), na Frente Ocidental. Grande ofensiva alemã que, apesar de ter ganho muito território, resultou num fracasso operacional porque os Aliados não foram derrotados e, com o apoio das tropas norte-americanas, passaram à ofensiva. / As forças britânicas atravessam o Rio Jordão, na Palestina.

23 – Primeiro bombardeamento de Paris por artilharia alemã de longo alcance.

25 – Forças alemãs tomam Noyon, na Frente Ocidental. / Aviões alemães executam um raide sobre Nápoles, a partir da Dalmácia.

26 - Albert, Chaulnes, e Roye, no departamento do Somme, França, tomadas pelas tropas alemãs. / Conferência de Doullens, França, entre os líderes militares e políticos, franceses e britânicos. Foi decidida a formação de um comando unificado na Frente Ocidental. / Estreia dos carros de combate médios (tanks) britânicos, "Whippet" (Medium Mark A Whippet), em França.

27 – As forças alemãs ocupam Montdidier, na Frente Ocidental. / Primeiro ataque britânico sobre Aman, na atual Jordânia.

29 – Forças alemãs capturam Poltava, na atual Ucrânia. / O General Ferdinand Foch (1851-1929) é nomeado "coordenador" da Frente Ocidental.

30 - Batalha do Bosque de Moreuil, nas margens do Rio Arve, França, Frente Ocidental. Vitória das forças britânicas sobre as forças alemãs. / O General John J. Pershing (1860-1948) coloca as forças americanas operacionais em França à disposição do General Foch.

Abril

01 – A Força Expedicionária Alemã para a Finlândia parte de Danzig. / A Royal Flying Corps e a Royal Naval Air Services do Reino Unido são amalgamadas e formam a Royal Air Force.

03 – A Força Expedicionária Alemã desembarca em Hango, no sul da Finlândia. / Forças alemãs tomam Ekaterinoslav, no sul da Rússia.

04 – Forças turcas ocupam Sarikamish, no Cáucaso russo. / Submarinos britânicos em Helsingfors (atual Helsínquia), Finlândia, são destruídos para evitar a captura pelas forças alemãs.

05 – Fuzileiros navais japoneses e britânicos desembarcam em Vladivostok, no extremo oriente russo. / Forças turcas retomam Van, na atual Arménia.

06 - Com a falta de reforços e de rotação nas fileiras, as condições dos soldados portugueses tornam-se tão difíceis que o comando britânico decide substituílos. O General Richard H. Haking (1862-1945), comandante do Quinto Exército britânico, decide que a 2.ª Divisão portuguesa seja enviada para a retaguarda a 9 de abril.

08 – Forças alemãs capturam Carcóvia, (atual Kharkiv) Ucrâniua.

09 – Início da Batalha de La Lys (até 29 de abril) na Frente Ocidental, no âmbito da Ofensiva da Primavera. / Wilhelm von Mirbach (1871-1918) é nomeado embaixador alemão em Moscovo. / Conselho Nacional da República Democrática da Moldávia (desde 15 de dezembro de 1917) aprova lei de União com a Roménia, mas mantendo autonomia local.

10 – Forças alemãs tomam Messines (Mesen), na Flandres, na Frente Ocidental. / Monróvia, na Libéria, na costa ocidental africana, é bombardeada por um submarino alemão. / Third Military Service Act aprovado no Parlamento britânico. O serviço militar prolonga-se até aos 50 anos e a conscrição estende-se à Irlanda.

11 – Forças alemãs tomam Armentières e Merville, no departamento do Norte, França, na Frente Ocidental. / O Governo francês publica o texto da carta do Imperador austríaco Carlos I (1887-1922) ao Príncipe Sixto de Bourbon-Parma (1886-1934), seu cunhado, propondo negociações de paz.

12 – Ataque aéreo alemão sobre Inglaterra causou 27 mortos e feridos.

13 – Forças alemãs capturam Helsínquia.

14 – O General Ferdinand Jean Marie Foch (1851-1929) é nomeado Comandante-em-Chefe dos Exércitos Aliados em França.

15 – Forças turcas ocupam Batum, na Geórgia. / Forças árabes cercam Ma'an, no sul da atual Jordânia (até 18 de abril).

16 – Forças alemãs reocupam Passchendaele, na Frente Ocidental. / O Governo da Ucrânia emite um protesto contra a união da República Democrática da Moldávia com a Roménia.

18 – Entra em vigor na Grã-Bretanha o Third Military Service Act. / Forças árabes levantam o cerco de Ma'an (desde 15 de abril) sem alcançarem o seu objetivo.

19 – Forças alemãs entram na Crimeia.

21 - Morte em ação do célebre piloto alemão Manfred von Richthofen (1892-1918), conhecido como "o barão vermelho".

23 – Tentativa britânica, fracassada, de afundar navios obsoletos por forma a impedir que navios alemães saiam dos portos de Zeebrugge e Ostende, na costa Belga. Vitória das forças alemãs. / O Governo russo emite um protesto contra a união da República Democrática da Moldávia com a Roménia. / A Guatemala declara guerra à Alemanha.

27 – Forças turcas ocupam Kars, na Geórgia. / Primeiro contingente de tropas italianas (duas divisões) chega à Frente Ocidental.

28 - O Exército Vermelho é derrotado em Viborg, na Finlândia. Forças alemãs e forças “brancas” finlandesas apoderam-se da cidade.

29 – Fim da Batalha de La Lys. Os Alemães foram detidos, mas penetraram nas linhas dos Aliados, cerca de 15 km. / O Governo alemão estabelece uma ditadura militar na Ucrânia.

Maio

01 – Forças alemãs tomam Sebastopol, na Crimeia. / Parte da frota russa do Mar Negro é capturada pelos alemães.

04 – Assinado um armistício entre a Rússia e a Ucrânia, com o apoio da Alemanha.

05 – O Field Marshal John French (1852-1925) é nomedo Lord-Lieutenant of Ireland.

06 - Delegados turcos e alemães chegam a Batum para negociar a paz com os Georgianos e os Arménios.

07 – Forças britânicas tomam Kirkuk, na Mesopotâmia. / Forças “brancas” finlandesas capturam Frederickshamn, no sul da Finlândia. Fim da guerra civil finlandesa. / Tratado de paz de Bucareste assinado entre a Roménia e as Potências Centrais, a Bulgária e o Império Otomano.

08 – A Nicarágua declara guerra à Alemanha e à Áustria-Hungria. / Forças alemãs capturam Rostov, no sul da Rússia.

09 – Nova tentativa britânica (a primeira foi a 23 de abril), fracassada, de afundar navios obsoletos por forma a impedir que navios alemães saiam do porto de Ostende, na costa Belga. Vitória das forças alemãs. / Sidónio Pais (1872-1918dez14) é eleito Presidente da República Portuguesa.

11 – Assinada a paz, em Berlim, entre a Finlândia e a Turquia. / Carlos I da Áustria (1887-1922) aceita a união militar e económica com a Alemanha.

13 – Tratado militar (Waffenbund) assinado entre a Alemanha e a Áustria-Hungria. Este tratado alargou os acordos da Aliança Dual e permitiu à Alemanha dirigir a utilização dos recursos económicos e militares austríacos. Algumas unidades austríacas iriam ser empenhadas na Frente Ocidental, nos termos deste tratado.

14 - Ataque naval italiano ao porto de Pola, na Croácia.

15 - Submarino alemão bombardeia St. Kilda, nas Ilhas Hébridas, Escócia. / Acordo entre as Potências da Entente, Japão e China contra a penetração alemã no Extremo Oriente.

16 - Acordo assinado em Pequim, entre a China e o Japão, para cooperação militar contra a agressão alemã e russa.

17 - Líderes do Sinn Fein, independentistas irlandeses, são presos e acusados de prepararem uma sublevação pró-alemã.

18 - Primeiro ataque aéreo britânico sobre uma cidade alemã, Colónia. / Forças turcas ocupam Alexandropol, na Geórgia (atualmente Guiumri, na Arménia).

19 - Ataque aéreo alemão sobre Londres provoca 19 mortos e 177 feridos. / Ataque aéreo alemão sobre campos e hospitais britânicos em Étaples, no departamento de Pas-de-Calais, França, provoca numerosas baixas. / Assinado acordo entre a China e o Japão para cooperação naval. / O célebre piloto franco-americano Raoul Lufbery (1885-1918) é abatido ao tentar intercetar um aparelho de reconhecimento alemão.

23 – A Costa Rica declara guerra à Alemanha.

24 - Forças britânicas evacuam Kirkuk, na Mesopotâmia. / O Major General Sir Frederick Cuthbert Poole (1869-1936), comandante da Força Expedicionária Internacional ao norte da Rússia, na intervenção dos Aliados contra as forças bolcheviques na guerra civil russa, desembarca em Murmansk para preparar a chegada da força expedicionária.

25 - Fim da Guerra Civil Finlandesa (desde 28 de janeiro). Terminou com divisão aprofundada entre os finlandeses, fim do domínio russo na Finlândia e hegemonia alemã até novembro de 1918.

26 - Dissolvida a República Democrática Federativa Transcaucasiana ou Federação Transcaucasiana. A Geórgia declara a independência e forma um Governo nacional. O Conselho Nacional Arménio assume o governo da Arménia. O Conselho Nacional Tártaro proclama a República do Azerbaijão.

27 – Início da Terceira Batalha do Aisne (até 6 de junho), na Frente Ocidental. Forças alemãs tomam novamente Craonne, na Frente Ocidental.

28 – Batalha de Cantigny. Vitória das forças francesas e norte-americanas sobre as forças alemãs.

29 - Forças alemãs tomam novamente Soissons, nas margens do Rio Aisne, na Frente Ocidental. / Tratado de paz assinado em Viena, entre a Áustria-Hungria e a Finlândia.

30 - Forças alemãs tomam Fere-en-Tardenois, no departamento do Aisne, França, na Frente Ocidental.

31 - Forças alemãs atingem o Rio Marne e capturam Château-Thierry, no departamento do Aisne, e Dormans. no departamento do Marne. / Entrada no conflito, no Aisne, do carro de combate ligeiro Renault FT.

Junho

01 - Batalha do Bosque de Belleau (até 26 de junho), Frente Ocidental.

03 - Os Governos do Reino Unido, França e Itália declaram apoiar as aspirações nacionais dos Polacos, Checoslovacos e Jugoslavos.

04 - Fuzileiros navais britânicos desembarcam em Pechenga, no norte da Rússia. / Na Rússia, os Cossacos da região do Don proclamam a sua independência.

05 - Constituída uma força aérea independente britânica, em França, sob o comando do Major-general Hugh Montague Trenchard.

06 – Fim da Terceira Batalha do Aisne (desde 27 de maio), na Frente Ocidental. O avanço alemão foi detido pelas forças franco-britânicas, após ganhos iniciais. / O navio hospital holandês Koningen Regentes é afundado por mina ou torpedo.

07 - Forças britânicas desembarcam em Kem, no norte da Rússia. / Forças checoslovacas ocupam Omsk, na parte ocidental da Sibéria.

08 - A Força Expedicionária Alemã para o Cáucaso desembarca em Poti, na costa do Mar Nrgro, na Geórgia. / O Governo da Geórgia e o Conselho Nacional da Arménia assinam tratados de paz com a Turquia. / O Governo da Górgia assina um tratado de paz com a Alemanha.

09 - Início da conferência anglo-alemã em Haia, sobre prisioneiros de guerra.

10 - Combate naval ao largo da Ilha Premuda, no Mar Asriático. O navio austríaco Szent Istvan é afundado por um navio italiano.

12 - Forças alemãs ocupam Tiblíssi, na Geórgia. / Forças turcas ocupam Kurdamir, no Azerbaijão. / Armistício concluído em Kiev entre a Ucrânia e a Rússia.

14 - Forças turcas ocupam novamente Tabriz, no norte da Pérsia.

15 – Início da Batalha do Rio Piave (até 22 de junho), na Frente Italiana.

18 - O navio russo Svobodnaya Rossiya é destruído no Mar Báltico para não cair em poder dos alemães. / O General francês Louis Franchet d'Espèrey é nomeado comandante das forças aliadas em Salónica.

22 – Fim da Batalha do Rio Piave (desde 15 de junho), na Frente Italiana. Vitória das forças aliadas (Itália, Reino Unido, França) sobre as forças austro-húngaras.

23 - Forças expedicionárias britânicas juntam-se à Força Expedicionária ao Norte da Rússia, em Murmansk.

26 – Fim da Batalha do Bosque de Belleau (desde 1 de junho), Frente Ocidental. Vitória das forças dos Aliados (EUA, Grã-Bretanha e França) sobre as forças alemãs.

27 - O navio hospital britânico Llandovery Castle é afundado por um submarino alemão, ao largo da costa irlandesa.

29 - O Governo dos EUA anuncia o princípio de que todas as etnias eslavas deverão ser completamente libertas dos Governos austríaco ou alemão.

30 - Primeiro contingente de tropas dos EUA chega a Itália. / O caminho de ferro de Murman, entre Murmansk e Soroki, na Rússia, é dominado pelas tropas aliadas. / O Soviete de Murman decide apoiar as forças da Entente contra as forças bolcheviques.

Julho

02 - O Presidente dos EUA, Woodrow Wilson (1856-1924), anuncia o envio de um milhão de soldados para a Europa.

03 - Morre o Sultão Maomé V da Turquia (1844-1918). Sucede-lhe Maomé VI (1861-1926).

04 – Batalha de Hamel, na Frente Ocidental. Vitória das forças dos Aliados (EUA, Grã-Bretanha, Austrália) sobre as forças alemãs. / A 1.ª Divisão do CEP foi integrada no Quinto Exército britânico, sob o comando do General William Birdwood.

06 - Forças francesas e italianas iniciam uma ofensiva na Albânia. / Assassinado o Embaixador alemão em Moscovo.

09 - O Almirante Paul von Hintze (1864-1941) sucede a Richard von Kühlmann (1873-1948) como Ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo alemão.

10 - Forças italianas tomam Berat, na Albânia.

12 - Haiti declara guerra à Alemanha.

13 - Forças "brancas" checoslovacas ocupam Irkutsk, na Sibéria.

14 - Forças "brancas" checoslovacas ocupam Karzan, no atual Tartaristão, na Federação Russa.

15 – Início da Segunda Batalha do Marne ou Batalha de Reims (até 5 de agosto), Frente Ocidental.

16 - O Feldmarschall austríaco Franz Conrad von Hötzendorf (1852-1925), comandante do Grupo de Exércitos do Tirol do Sul, na Frente Italiana, foi substituiído pelo Arquiduque José Augusto da Áustria. / O ex-Czar Nicolau II e a sua família são assassinados em Ekaterinburg, na Rússia.

18 – Fim da Ofensiva da Primavera (ofensiva alemã) (desde 21 de Março). Apesar das vitórias táticas, o resultado foi, para os Alemães, um fracasso estratégico. / Início da contra-ofensiva dos Aliados. / Batalha de Château-Thierry, na Frente Ocidental. Vitória das forças aliadas (França, EUA, Bélgica) sobre as forças alemãs.

19 – As Honduras declaram guerra à Alemanha. / Início das operações militares britânicas na Trans-Caspia (nome antigo para a região a leste do Mar Cáspio, na Ásia Central.

21 - As forças aliadas retomam Château-Thierry, no departamento do Aisne, na Frente Ocidental.

26 - Parte da Força Expedicionária Francesa junta-se às restantes forças expedicionárias em Murmansk, na Rússia. Esta força será, mais tarde, reforçada por tropas norte-americanas e italianas.

28 - Forças aliadas retomam Fere-en-Tardenois, no departamento do Aisne, na Frente Ocidental.

30 - O Generalfeldmarschall Hermann von Eichhorn (1848-1918), governador militar alemão da Ucrânia, é assassinado em Kiev.

Agosto

01 - A Força Expedicionária Aliada atacou e capturou as defesas de Arcangel, Rússia.

02 - Soissons, no norte de França, é retomada pelos Aliados. / O Governo japonês decide desembarcar forças em Vladivostok, Rússia.

03 - Tropas britânicas desembarcam em Vladivostok.

04 - Forças britânicas chegam a Baku, atual Azerbaijão.

05 – Fim da Segunda Batalha do Marne (desde 15 de julho), Frente Ocidental. Vitória das forças aliadas sobre as forças alemãs.

06 - O General Ferdinand Foch (1851-1929) recebe o título de Marechal de França.

07 - O cruzador francês Dupetit Thouars é afundado no Atlântico por um submarino alemão.

08 – Início da “Ofensiva dos Cem Dias”, conjunto de ofensivas dos Aliados (até 11 de novembro), na Frente Ocidental. / Início da Batalha de Amiens (até 12 de agosto), na Frente Ocidental.

09 - O escritor italiano nacionalista Gabriele d'Annunzio (1863-1938) sobrevoou Viena com a sua esquadrilha, onde largou folhetos apelando aos Austríacos para aceitarem a paz.

11 - Primeiros contingentes japoneses desembarcam em Vladivostok.

12 – Fim da Batalha de Amiens (desde 8 de agosto), na Frente Ocidental. Vitória das forças dos Aliados (Reino Unido, França, EUA) sobre as forças alemãs.

13 - O Governo britânico reconhece a independência da Checoslováquia. / A Checoslováquia declara guerra à Alemanha.

15 - Último bombardeamento de Paris pela artilharia alemã de longo alcance.

17 - Tropas norte-americanas chegam a Vladivostok.

18 - Início do avanço britânico na Flandres: combates em Outtersteene Ridge.

19 - Merville, no norte de França, retomada por forças britânicas.

21 – Início da Segunda Batalha do Somme (até 2 de setembro), na Frente Ocidental.

22 - Albert, França, recapturada por forças britânicas. / Forças austríacas iniciam a contraofensiva na Albânia.

26 - Na Albânia, as forças austríacas retomam a cidade de Berat.

29 - Lenin (1870-1924) ferido numa tentativa de assassinato.

Setembro

01 - Forças britânicas libertam Péronne, no departamento do Somme, França.

02 – Fim da Segunda Batalha do Somme (desde 21 de agosto), na Frente Ocidental. Vitória das forças britânicas e dos EUA sobre as forças alemãs. / Um contingente italiano desembarca em Murmansk, no norte da Rússia, para se juntar à Força Expedicionária Aliada.

03 – Lens, no departamento de Pas-de-Calais, França, é ocupada por forças britânicas. / Os EUA reconhecem a independência da Checoslováquia.

04 - Obozerskaya, no norte da Rússia, é ocupada pelas forças aliadas. / Um contingente dos EUA desembarca em Murmansk para se juntar à Força Expedicionária Aliada. / Xu Shichang (1855-1939) é eleito presidente da China.

05 – Khabarovsk, na Sibéria Oriental, tomada por forças japonesas.

11 – Ukhtinskaya, no norte da Rússia, tomada pelas forças aliadas.

12 – Batalha de Havrincourt, Frente Ocidental. Vitória das forças britânicas sobre as forças alemãs. / Início da Batalha de Saint-Mihiel (até 19 de setembro), na Frente Ocidental.

14 – Os Britânicos iniciam a retirada de Baku, Azerbaijão. Terminaram no dia 15.

15 – Início da Batalha de Dobropolje, Macedónia (até 19 de setembro). Opôs forças da França, Sérvia e Grécia às forças da Bulgária e do Império Alemão. / O Governo alemão apresenta à Bélgica uma proposta de paz definitiva.

16 – Último raide aéreo alemão sobre Paris.

18 – Batalha de Épehy, na Frente Ocidental. Vitória das forças britânicas e francesas sobre as forças alemãs. A Linha Hindenburg começa a ceder. / Plagovyeschensk, na Sibéria, ocupada por forças japonesas. / Batalha de Doiran, Macedónia (até 19 de setembro). Vitória das forças da Bulgária sobre as forças britânicas e gregas.

19 – Fim da Batalha de Saint-Mihiel (desde 12 de setembro), na Frente Ocidental. Vitória das forças francesas e norte-americanas sobre as forças alemãs. / Início da Batalha de Megido (até 25 de setembro), na Palestina. / Fim da Batalha de Dobropolje (desde 15 de setembro). Vitória das forças dos Aliados.

20 – Nazaré e Bete-Seã, na Palestina, ocupadas por forças britânicas.

22 – Forças britânicas ocupam Doiran, Macedónia.

23 – Haifa, Acre e As-Salt, na Palestina, ocupadas por forças britânicas. / Prilep, na Macedónia, tomada por forças francesas.

25 – Fim da Batalha de Megido (desde 19 de setembro), na Palestina. Vitória das forças britânicas sobre as forças do Império Otomano. / A Itália reconhece a Jugoslávia como futuro estado independente.

26 – Início da Ofensiva Meuse–Argonne (até 11 de novembro). Ofensiva lançada pelas forças aliadas dos EUA, França e Sião (Reino de Rattanakosin, atual Tailândia).

27 – Início da Batalha do Canal du Nord (até 1 de outubro), na Frente Ocidental. / Governo da Bulgária propõe um armistício aos Aliados.

28 – Início da Quinta Batalha de Ypres (até 2 de outubro), na Frente Ocidental.

29 – Início da Batalha do Canal de St Quentin (até 10 de outubro), na Frente Ocidental. / Passchendaele reconquistado pelas forças aliadas. / Força alemã da África Oriental Alemã, que tinham entrado em Moçambique, atravessam novamente o Rovuma e entram na colónia alemã. / Assinado o armistício entre a Bulgária e as potências da Entente. As hostilidades cessaram às 12H00. / reunião de crise, na Alemanha, no quartel-general de Spa. O Alto Comando Alemão declara-se impotente para impedir uma derrota militar e pede ao Governo civil que solicite a paz na base dos catorze pontos do Presidente Wilson. 

30 - A cavalaria do General Edmund Allenby (1861-1936) entra em Damasco, Síria.

Outubro

01 – Fim da Batalha do Canal du Nord (desde 27 de setembro), na Frente Ocidental. Vitória das forças britânicas sobre as forças alemãs. / St. Quentin reconquistada pelas forças francesas. / Berat, na Albânia, reconquistado pelas forças italianas. / Damasco ocupada pelas forças britânicas e árabes. / Os Aliados estabelecem uma rede e uma barragem de minas no Estreito de Otranto (que separa a Itália da Albânia).

02 – Fim da Quinta Batalha de Ypres (desde 28 de setembro), na Frente Ocidental. Vitória das forças da Bélgica, Reino Unido, França, Domínio de Terra Nova (britânico) sobre as forças alemãs. / Durazzo, na Albânia, bombardeada por navios italianos e britânicos.

03 – Início da Batalha da Linha Beaurevoir (até 5 de outubro), parte da Linha Siegfried ou Linha Hindenburg. / Forças britânicas retomam Armentières, no norte de França. / O Príncipe Maximiliano de Baden (1867-1929) é nomeado Ministro Presidente da Prússia e Chanceler do Império Alemão e sucede ao Almirante Paul von Flintze (1864-1941) como Ministro dos Negócios Estrangeiros.

04 –  Os Governos da Alemanha e da Áustria-Hungria enviam notas ao Presidente Wilson propondo um armistício. / O Rei Fernando I (1861-1948) da Bulgária abdica a favor do seu filho, o Príncipe Boris (Boris III, 1894-1943). / O General Edmund Ironside (1880-1959) assume o comando das forças dos Aliados em Arcangel, no norte da Rússia. / As tropas britânicas entram em Armentières, no departamento do Norte, França.

05 – Termina a Batalha da Linha Beaurevoir (desde 3 de outubro). Vitória das forças britânicas e australianas. / Vranje, no sul da Sérvia, retomada pelas forças sérvias. / Delegados jugoslavos reúnem-se em Agram, na atual Croácia, e decidem sobre a formação de um Conselho Nacional Unido. / Roland Garros (1888-1918), pioneiro da aviação francesa, morre em combate aéreo.

06 – Sidon, na Síria, é ocupada por forças britânicas.

07 – Beirute, na Síria, ocupada por forças francesas. / Elbasan, na Albânia, ocupada por forças italianas.

08 – Início da Segunda Batalha de Cambrai (até 10 de outubro), na Frente Ocidental. / O Presidente Woodrow Wilson (1856-1924) responde à nota do Governo alemão e exige a evacuação dos territórios ocupados como primeira condição para o armistício.

09 – A cidade de Cambrai é capturada por forças britânicas.

10 – Fim da Batalha do Canal de St Quentin (desde 29 de setembro), na Frente Ocidental. Vitória das forças aliadas dos EUA e Reino Unido sobre as forças alemãs. / Fim da Segunda Batalha de Cambrai (desde 8 de outubro), na Frente Ocidental. Vitória das forças britânicas sobre as forças alemãs.

11 – Prizren, na Sérvia, ocupada por forças francesas. / Nish, na Sérvia, reconquistada pelas forças dos Aliados.

12 – Craonne, no norte de França, reconquistada forças francesas. / Forças britânicas libertam Lille.

13 - Tripoli, na Síria, ocupada por forças Aliadas. / O cabo Adolfo Hitler (1889-1945) é evacuado da Frente Ocidental por ter sido vítima de um ataque dos Aliados com gás, perto de Vimy, França.

14 - Início da Batalha de Courtrai (até 19 de outubro). / Roulers, na Bélgica, ocupada pelas forças Aliadas. / Durazo, na Albânia, retomada pelas forças italianas. / Tropas britânicas desembarcadas em Vladivostok, na Rússia, e atingem Irkutsk, na Sibéria. / O Presidente Wilson informa o Governo alemão sobre as condições militares para se obter um armistício. / Recebida em Washington uma nota do Governo otomano propondo um armistício.

15 - Fim da Ofensiva Meuse–Argonne (desde 26 de setembro) com vitória das forças dos Aliados. / As forças dos Aliados capturam Menin. / Forças britânicas ocupam Homs, na Síria. / Proclamada a República Checa. Início da desintegração do Império Austro-Húngaro.

17 - Ostende, na Bélgica, Lille e Douai, em França, ocupadas pelas forças dos Aliados. / Início da Batalha do Selle, França, na Frente Ocidental (até 25 de outubro). / A Hungria declara-se independente do Império Austro-Húngaro.

18 - Tropas britânicas desembarcadas em Vladivostok, na Rússia, atingem Omsk, na Sibéria.

19 - Fim da Batalha de Courtrai (desde 14 de outubro). Vitória das forças dos Aliados sobre as forças alemãs. / Zeebrugge e Bruges ocupadas por forças dos Aliados.

20 - Costa belga completamente ocupada por forças dos Aliados.

23 – Início da Batalha de Sharqat, (até 30 de outubro), na Mesopotâmia. / Início do movimento das forças britânicas sobre Mosul, Mesopotâmia.

24 – Início da Batalha de Vittorio Veneto (até 4 de novembro), na Frente Italiana.

25 - Fim da Batalha do Rio Selle, França (desde 17 de outubro). Vitória das forças aliadas sobre as forças alemãs. / Forças britânicas ocupam Kirkuk, na Mesopotâmia.

26 - Forças britânicas ocupam Alepo, na Síria. / O Rei do Montenegro, Nicolau I (1841-1921) publica um manifesto a favor de uma confederação jugoslava com Estados autónomos.

27 - Governo da Áustria solicita um armistício à Itália. / O General Erich Ludendorff (1865-1937) demite-se.

28 - Início da Batalha de Valenciennes (até 2 de novembro), no norte de França, entre forças do Canadá e da Alemanha. / Proclamação oficial da independência da Checoslováquia, em Praga.

29 - San Giovanni di Medua (atual Shëngjin), na Albânia, ocupada por forças italianas.

30 – Fim da Batalha de Sharqat, (desde 23 de outubro), na Mesopotâmia. Vitória das forças britânicas e indianas sobre as forças otomanas. / A Turquia assina em Mudros, na Ilha de Lemnos, Mar Egeu, um armistício com os Aliados.

31 - Revolução em Viena e Budapeste.

Novembro

01 - Belgrado é retomada pelas forças sérvias. / Forças alemãs na África Oriental entram na Rodésia. / Iniciado o "Estado de Guerra" entre a Ucrânia e a Polónia. / O Rei Boris III (1894-1943), da Bulgária, abdica. / Formado o Governo Húngaro Independente.

02 - Fim da Batalha de Valenciennes (desde 28 de outubro). Vitória das forças do Canadá sobre as forças da Alemanha. / O SS Surada e o SS Murcia são os últimos navios mercantes britânicos a serem afundados por submarinos alemães.

03 - Os Governos dos Aliados concordam com a proposta alemã para um armistício e uma paz baseada nas propostas do Presidente Wilson de 8 de janeiro. / Assinado o armistício entre os Aliados e a Áustria-Hungria. / Forças italianas ocupam Trieste. / Início de um motim na frota alemã em Kiel. / Proclamação da República da Polónia.

04 – Fim da Batalha de Vittorio Veneto (desde 24 de outubro), na Frente Italiana. Vitória das forças aliadas (Itália, Reino Unido, França, EUA, Legião Checoslovaca) sobre as forças austro-húngaras. / Segunda Batalha do Sambre, na Frente Ocidental. Vitória das forças britânicas sobre as forças alemãs. / Cessam as hostilidades entre a Áustria-Hungria e os Aliados. / Antivari, no Montenegro, é ocupada por forças navais italianas. / Mossul, no norte do atual Iraque, é ocupada por forças britânicas.

05 - O Marechal Ferdinand Foch (1851-1929) é colocado na direção estratégica de todas as forças a operarem contra os alemães, em todas as frentes. / A cidade croata de Rijeka (então Fiume) é ocupada por forças navais italianas. / O Presidente Wilson envia uma nota final ao Governo alemão, em nome dos Aliados, aceitando a proposta de armistício apresentada pela Alemanha.

06 - A cidade de Rethel, nas Ardenas, é ocupada por forças francesas. / Sedan é ocupada por forças americanas. / O Rei Pedro da Sérvia (1844-1921) regressa a Belgrado.

07 - Proclamada a república na Baviera (em Munique). O General Franchet d'Esperey (1856-1942), comandante do Exército do Oriente nos Balcãs, entra em Belgrado e recebe uma delegação húngara para negociar o fim das hostilidades.

08 - Os delegados alemães para a assinatura do armistício chegam ao Quartel-General dos Aliados. / Maubeuge é retomada pelas forças britânicas.

09 - Alexandreta, hoje İskenderun, na costa mediterrânica da Turquia, é ocupada por forças navais dos Aliados. / Kasama, na Rodésia (atual Zâmbia) é ocupada pelas forças do Coronel Paul Emil von Lettow-Vorbeck (1870-1964). / HMS  Britannia é afundado por um submarino, no Atlântico. / Início da Revolução em Berlim. / O Kaiser Guilherme II (1859-1941) da Alemanha decide abdicar. O Príncipe Max torna-se regente. / Forças checas em Ekaterinenburg proclamam a independência nacional.

10 - Mézières retomada por forças francesas. / Gante, na Bélgica, ocupada por forças belgas. / As forças dos Aliados atravessam o Danúbio em Ruschuk (atual Ruse) no norte da Bulgária e entram na Roménia. / Guilherme II chega à Holanda (atualmente, Países Baixos). / O Rei Fernando I (1865-1927) da Roménia anuncia que a Nação romena coloca-se novamente ao lado dos Aliados.

11 – Mons é retomada por forças britânicas. / Fim da Ofensiva dos Cem Dias (desde 8 de agosto). / Assinatura do Armistício que põe fim às hostilidades na Frente Ocidental, a partir das 11H00. / O Governo britânico reconhece o Governo Provisório da Letónia. / Novo Governo Nacional formado na Estónia.

12 - O Imperador da Áustria, Carlos I (1887-1922), abdica. Proclamada a República da Áustria. / Uma frota dos Aliados atravessa os Dardanelos.

13 - A frota dos Aliados chega a Constantinopla (Istambul). / A força alemã da África Oriental chega ao Rio Chambeshi, na Rodésia (Zâmbia), onde recebe notícias do armistício.

14 - Cessam as hostilidades em África. / O Professor Tomás Masaryk (1850-1937) é eleito Presidente da República da Checoslováquia.

15 - O cruzador alemão Königsberg, com os delegados alemães, entra no estuário do Forth, na Escócia, para negociar a rendição da frota alemã. / O Governo da Hungria conclui um armistício com o comando das forças dos Aliados, em Belgrado.

16 - Os exércitos dos Aliados entram na Alemanha. / Proclamação da Polónia como Estado soberano independente. / Novo governo da Estónia ordena a mobilização geral. / A Hungria declara a independência.

17 - Mulhouse novamente ocupada por forças francesas. / Baku novamente ocupada por forças britânicas. / Conselho Nacional Jugoslavo protesta contra a ocupação de Fiume pelas forças italianas.

18 - As últimas tropas alemãs retiram-se de França. / Bruxelas é reocupada por forças belgas. / Tropas italianas reforçam o destacamento naval em Fiume.

19 - Metz ocupada por forças francesas. / Antuérpia reocupada por forças belgas. / O General Philippe Pétain (1856-1951) é distinguido com o título de Marechal de França.

20 - Fronteira do Luxemburgo atravessada por forças dos Estados Unidos da América. / O primeiro contingente de submarinos alemães rende-se à Royal Navy em Harwich, na costa inglesa do Mar do Norte.

21 - A Frota de Alto Mar alemã chega a Rosyth, em rota para Scapa Flow. / O Governo belga reinstala-se em Bruxelas. / Namur é ocupada por forças britânicas. / Tropas francesas desembarcam em Constantinopla.

23 - Lemberg (atual Lviv, na Ucrânia) capturada por forças polacas. / O Conselho Nacional Jugoslavo vota a união com a Sérvia e a formação de um Estado comum com a Sérvia e Montenegro.

25 - Estrasburgo ocupada por forças francesas. / As forças alemãs da África Oriental rendem-se às forças dos Aliados em Abercorn, na Rodésia.

26 - As últimas tropas alemãs retiram da Bélgica. / Tropas francesas atravessam a fronteira alemã. / Uma frota dos Aliados chega a Sebastopol. Forças dos EUA entram em Fiume.

28 - Guilherme II da Alemanha assina a abdicação. / Narva, na Estónia, capturada por forças bolcheviques. / O Congresso Geral da Bucovina (região na fronteira entre a Roménia e a Ucrânia) decide a completa integração na Roménia.

29 - A Assembleia Nacional do Montenegro vota a favor da união com a Sérvia.

30 - Governo da Roménia restabelecido em Bucareste.

Dezembro

01 - Tropas britânicas e norte-americanas atravessam a fronteira alemã e ocupam Trier. / A Assembleia Nacional dos Romenos da Transilvânia, a região de Banato e outros distritos da Hungria, reunidos em Alba-Júlia, na Transilvânia, decretam a sua união com a Roménia.

03 - As últimas tropas búlgaras retiram-se de Dobrudja.

04 - O navio britânico HMS Cassandra é afundado por uma mina no Mar Báltico. / Início da desmobilização do Exército Britânico. / O Conselho Nacional Jugoslavo, reunido em Agram (atual Zagreb, na Croácia) proclama a união de todos os Servos, Croatas e Eslovenos num único Estado.

06 - Tropas britânicas entram em Colónia, na Alemanha.

08 - Coblença, na Alemanha, é ocupada por tropas dos EUA. / Combates navais no Mar Cáspio entre navios britânicos e russos (bolcheviques).

09 - Lahij, no sul da Arábia, reocupada por forças britânicas. / Governo sérvio reinstala-se em Belgrado.

10 - O Conselho Nacional da Bessarábia revoga as leis que estipularam a autonomia local e declara a união incondicional da Bessarábia com a Roménia.

11 - Odessa é ocupada por forças revolucionárias ucranianas.  O General Carl Gustaf Emil Mannerheim (1867-1951) é eleito Regente da Finlândia.

12 - Tropas britânicas atravessam o rio Reno em Colónia.

13 - Forças britânicas tomam Hodaida, no sul da Arábia.

14 - O armistício na Frente Ocidental é prolongado até 17 de janeiro de 1919. / O Presidente da República Portuguesa, Sidónio Pais, é assassinado.

15 - A Polónia corta relações diplomáticas com a Alemanha.

16 - O Generalfeldmarschall August von Mackensen (1849-1945), comandante das forças alemãs na Hungria, rendem-se às autoridades húngaras perto de Budapeste. / As últimas tropas alemãs abandonam a Finlândia.

20 - Kiev é ocupada pelas forças revolucionárias ucranianas. / Tropas francesas desembarcam em Odessa.

26 - Anunciada a formação da República Popular da Ucrânia Ocidental.

27 - O rei da Roménia, Fernando I (1865-1927) publica uma proclamação anexando as províncias romenas da Áustria-Hungria.

30 - A cidade russa de Birsk, na atual República do Bascortostão, é ocupada pelas forças brancas (antibolcheviques).

31 - As cidades russas de Ufa e Sterlitamak, na atual República do Bascortostão, são ocupadas pelas forças bolcheviques.

Bibliografia

AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane & BECKER, Jean-Jacques (Direção), Encyclopédie de la Grande Guerre 1914-1918, 2004, Bayard, França.

BERNARD, Vincent, Petite Chronologie de la Grande Guerre, © 2014, Éditions Sud Ouest, France, ISBN 978-281-770-361-9.

GILBERT, Martin, A Primeira Guerra Mundial, A Esfera dos Livros, Lisboa, 2007.

HAYTHORNTHWAITE, Philip J., The World War One Source Book, England, London, Brockhampton Press, 1994, ISBN 1-86019-852-X.

MALLINSON, Allan, Fight to the Finish, The First World War - Month by Month, United Kingdom, London, Bantam Press, 2018, ISBN 978-059-307-914-0.

POPE, Stephen & WHEAL, Elizabeth-Anne, Dictionary of the First World War, 2003, Pen & Sword Military Classics, Great Britain.

SIMKINS, Peter & JUKES, Geoffrey & HICKEY, Michael, The First World War, the war to end all wars, Great Britain, Osprey Publishing, 2003, ISBN 1-84176-738-7.

History of the Great War, based on official documents - Principal Events 1914-1918, © 1922, compiled by the Historical Section of the Committee of Imperial Defense, London.

Páginas na Internet:

The Great War 1914-1918 [http://www.greatwar.co.uk/timeline/ww1-events-1918.htm]

 

Torres Vedras, 3 de outubro de 2024

Manuel Francisco V Gouveia Mourão